segunda-feira, 2 de abril de 2012

Ações ousadas do Presidente ABP...

Ações ousadas do atual presidente da ABP - Antonio Geraldo, de Brasília

1\ É  ativo até hoje na defesa do psiquiatra e da psiquiatria

2\ Quebrou a espinha dorsal daquela "sudestestada de elite" - grupo que teima em  não interiorizar a Assoc. Bras. Psiq, fora do eixo rio-sp-sul.

3\ valoriza o "resto"  da psiquiatria no Brasil,  "resto quer dizer" : centro-oeste, nordeste, norte. ( e que tem sempre sido tratada como "resto" ).   Nisto, e em outros ítens abaixo, tem semelhança com outro brasiliense da ABP,  também com raizes no NE, com excelente gestão, Josimar França.

4\ quebrou a espinha dorsal da "psicanalistada"  ( grupo que insistia em não diferenciar psiquiatras de psicanalistas e, consequentemente, de psicólogos ) - inclusive permitindo que psicólogos ( os atuais principais "inimigos" do Ato Médico ) fizessem parte "oficial" da ABP.

5\ quebrou a espinha dorsal do onipresente eixo - Rio-SP-Sul

6\ é  combativo em dizer a verdade do que ocorre entre governo e psiquiatras ( querem tirar o médico da saúde mental )  ou melhor , querem tirar o médico do governo, tout court.

7\ é  combativo  em dizer a verdade do que ocorre entre psicólogos e psiquiatras ( querem tirar o médico de qualquuer lugar ).

8\ tem quebrado , em revistas de psiquiatria, o espírito de "escalas", "estatisticismo", "americanismo', "tesecismo" ( publicações de versões resumidas de teses de psicólogos em cursos de pós-graduação de "psiquiatria" ). "paulistanismo", "psicologismo" ( revistas de psiquiatria dominadas por psicólogos só falando de "validação de escalas" internacionais, preenchimento de questionários epidemollógicos por estudantes de psicologia , etc ), "grupismo" ( favorecimento editorial do eixo rio-sp ).

9\  tem valorizado , em revistas psiquiátricas, o "psiquiatra clínico" , aquele que, hoje, não lê nada de interessante em revistas de psiquiatria (na verdade,  "revistas de escalas preenchidas por psicólogos e teses de mestrado" , ou senão "revistas de biologia molecular" ) . Revistas onde não há nada de verdadeira psiquiatria, de verdadeira clínica psiquiátrica, aquela que é feita no dia-a-dia dos consultórios e hospitais dos "mortais comuns".

10\ tem divulgado, como pode, quando pode, o que é a psiquiatria, as doenças psiquiatricas, para a sociedade brasileira, tentando desestigmatizá-la.

11\ tem feito um "saneamento" da ABP - tirando grupos, departamentos e pessoas que só pesam para a associação, são o "trenzinho-da-alegria" que frequenta congressos  de graça, hoteis, viagens, etc, e não produz nada para a psiquiatria brasileira.

12\ por isto, vem sendo estigmatizado e sarcasticizado  como "interiorano" pelos "bam-bam-bans" da  "glamourosa psiquiatria do eixo sudeste-sul".

Marcelo Caixeta - médico psiquiatra -  crm go 5059 -  declaração de interesses - não participa de política da ABP, ou outra,  não conhece pessoalmente o atual presidente da ABP, não tem nenhum tipo de relação pessoal  ( economica, politica, afetiva, etc ) com ele, não tem interesse em nenhum cargo eletivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário