segunda-feira, 12 de março de 2012

O carteiro e o poeta (filme)...

Sinopse:

Por razões políticas o poeta Pablo Neruda (Philippe Noiret) se exila em uma ilha na Itália. Lá um desempregado (Massimo Troisi) quase analfabeto é contratado como carteiro extra, encarregado de cuidar da correspondência do poeta, e gradativamente entre os dois se forma uma sólida amizade.

Elenco:

Philippe Noiret ... Pablo Neruda
Massimo Troisi ... Mario Ruoppolo
Maria Grazia Cucinotta ... Beatrice Russo
Renato Scarpa ... Telegrapher
Linda Moretti ... Donna Rosa
Massimo Troisi (San Giorgio a Cremano, 19 de fevereiro de 1953 — Ostia, 4 de junho de 1994) foi um ator, diretor e poeta italiano, que soube reinterpretar e inovar a tradição napolitana, precocemente falecido por um problema cardíaco.

Troisi nasceu em San Giorgio a Cremano, uma pequena cidade a 4 quilómetros de Nápoles, em uma família muito numerosa: dividia a casa com os pais, cinco irmãos, dois avós, os tios e os cinco filhos deles.
Iniciou sua carreira artística ainda no colégio, com o grupo "I saraceni", juntamente com Lello Arena e Enzo Decaro e outros. Em 1977, estes formaram o trio cômico chamado "La Smorfia" (tirado do nome do "livro dos números" tradicionalmente utilizado em Nápolis para jogar na Loto ou bingo. O trio trabalhou também na televisão e tornou-se nacionalmente famoso.Troisi é conhecido internacionalmente devido ao sucesso de seu filme O carteiro e o poeta (título original : Il Postino di Neruda), pelo qual recebeu uma indicação para um Oscar de melhor ator. Ele trabalhou em outros ótimos filmes, como Ricomincio da Tre (o qual foi exibido ininterruptamente nos cinemas italianos por mais de dois anos), Scusate il ritardo, Le vie del signore sono finite, ou No grazie, il caffè mi rende nervoso.Ele trabalhou, juntamente com Roberto Benigni em "Non ci resta che piangere", no qual eles são transportados para o século XVI por acaso; eles então encontram Leonardo da Vinci, e quando se dão conta da época na qual estão vivendo, decidem ir para Espanha para tentar evitar que Cristóvão Colombo descubra a América.Amigo pessoal do músico e cantor Pino Daniele (que escrevia as trilhas sonoras de seus filmes), ele escreveu as letras destas canções ou adaptou suas poesias.
Troisi morreu repentinamente, ainda jovem, de um ataque cardíaco (ele sofria de uma doença congênita) pouco depois de ter encerrado as filmagens de O carteiro e o poeta, que lhe valeu glória e sucesso.Eduardo De Filippo, ator e escritor napolitano, declarou que Troisi era um comediante do futuro, porém - felizmente - com suas raízes no passado.


Philippe Noiret na Normandia em Outubro de 2003.
Nascimento
1 de Outubro de 1930
Lille
Morte
23 de novembro de 2006 (76 anos)
Paris
Nacionalidade
[França] Francęs
Pręmios
1990 - BAFTA - Cinema Paradiso (melhor ator)
Philippe Noiret (Lille, 1 de outubro de 1930 — Paris, 23 de novembro de 2006) foi um actor francęs. Recebeu dois prémios César e é sobretudo reconhecido pela sua participaçăo nos filmes Cinema Paradiso de Giuseppe Tornatore e Meus Caros Amigos, de Mario Monicelli.
Depois de uma vida acadęmica bastante pífia, Noiret começou como ator de teatro e comediante de cabaré nos anos 1950. Em 1953 foi convidado pela diretora Agnčs Varda para atuar em um papel cinematográfico, ao qual se seguiram muitos filmes até que, em 1966, ele passou a se dedicar exclusivamente ao cinema.
Noiret foi um dos atores mais requisitados do cinema italiano e francęs. Atuou em mais de 150 filmes ao longo de cinco décadas, ganhando maior notoriedade após os sessenta anos de idade onde além de "Cinema Paradiso", do diretor Giuseppe Tornatore (1991), fez também "O Carteiro e o Poeta, de Michael Radford (1994), onde interpretou o poeta Pablo Neruda.
Noiret foi contemplado com dois pręmios César - o Óscar francęs - de melhor ator, em 1976 por "O Velho Fuzil", de Robert Enrico, e em 1990 por "A Vida e Nada Mais", de Bertrand Tavernier, um de seus parceiros mais freqüentes.
Entre os diretores célebres com quem trabalhou incluem-se Alfred Hitchcock em "Topázio", Marco Ferreri em "A Comilança", Phillippe de Broca em "O Corcunda", Francesco Rosi em "Esquecer Palermo" e "Tręs Irmăos", Mario Monicelli em "Meus Caros Amigos" e "O Quinteto Irreverente", Louis Malle em "Zazie no Metrô" e Valerio Zurlini em "Deserto dos Tártaros".
O ator morreu em Paris, aos 76 anos, de câncer no dia 23 de novembro de 2006.
Esteban Antonio Skármeta Branicic (Antofagasta, 7 de novembro de 1940) é um escritor chileno.
 Biografia[Ficheiro:A. Skármeta.jpg]
Esteban Antonio Skármeta Branicic nasceu em 7 de novembro de 1940 em Antofagasta, Chile. Filho de Antonio Skármeta Simunovic e de Magdalena Branicic, é descendente de croatas. Realizou seus estudos secundários no Instituto Nacional General José Miguel Carrera.Skármeta estudou Filosofia e Literatura na Universidade do Chile. Seus estudos de filosofia foram realizados sob a direçăo de Francisco Soler Grima, um filósofo alemăo, discípulo de Julián Marías e de José Ortega y Gasset. Suas teses versam sobre o pensamento desse último. Seguindo a linha de Soler, se interessa pelas filosofias de Jean-Paul Sartre, Albert Camus e Martin Heidegger. Logo realizou estudos nos Estados Unidos e se graduou na Universidade de Columbia.Por demais, foi membro do Movimento de açăo popular e Unitária (MAPU). Em 1964 se casou com a pintora Cecilia Boisier, com a qual teve dois filhos, Beltrán, escritor e filósofo, e Gabriel, músico.
Em 1969 foi premiado em Havana com o Premio Casa das Américas pelo livro de relatos titulado Desnudo en el tejado.No ano de 1973 era profesor de literatura da Universidade do Chile, e diretor teatral. Já havia produzido um filme sobre a Unidade Popular com o diretor alemăo Peter Lilienthal, no qual publicou mais tarde (1982) a novela La insurrección. Devido ao golpe militar em Chile teve que sair do país em companhia do cineasta Raúl Ruiz. A primeira escala foi Argentina, onde residiu durante um ano. Foi ali que publicou seu livro de relatos Tiro libre. Logo partiu rumo a Alemanha Ocidental onde se dedicou ao cinema. Trabalhou como professor na Academia Alemă de Cinema e Televisăo em Berlim Ocidental.
Na Alemanha escreveu a história de O carteiro e o poeta, primeiro para a rádio alemă e depois para o mundo (1985).Antes de voltar ao Chile, Skármeta se casou com Nora Maria Preperski, com a qual teve um filho chamado Fabián. Em 1989 regressou ao Chile após o longo exílio de 16 anos. Criou um programa de televisăo chamado O show dos livros.Em 1994 estreou a segunda versăo cinematográfica de O Carteiro e O Poeta sob o título El cartero de Neruda no Festival de Veneza. O filme dirigido por Michael Radford e protagonizado por Massimo Troisi, obteve cinco indicaçőes ao Oscar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário